Notícias

22 de Agosto

Executivo corrige inconsistências e Câmara aprova Piso Nacional dos ACS e ACE

Num esforço conjunto entre Simpasso, Servidores e Câmara de Vereadores, foi aprovado nesta segunda-feira, dia 22, o projeto que implantou o Piso Nacional dos Agentes de Saúde e Agentes de Combate as Endemias em Passo Fundo

Mas não se tratou de uma simples demanda e busca por direitos. Foram semanas de muita luta e união entre o Sindicato e os Servidores dessas duas categorias. Com a folha de pagamento sendo finalizada, era necessária agilidade para envio pelo Executivo e aprovação do Legislativo da implementação do Piso Nacional, aprovado através da Emenda Constitucional n.º 120, no começo do mês de maio.

DIA D
Fomos até a frente da Prefeitura, mais uma vez, com dezenas de servidores para protestar. Mais um ato de manifestação contra a demora no envio do projeto da forma com que pudessem ser contemplados de modo justo os Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias. Além das manifestações em frente à Prefeitura, também, percorremos outros pontos do Paço para levar até os demais colegas de diversas secretarias a reinvindicação dos colegas.

Por fim, passamos a acompanhar a sessão plenária da Câmara de Vereadores, na qual até então não havia chegado o projeto com as devidas correções das inconsistências, apresentadas na semana passada. A sessão já estava em andamento quando recebemos a notícia de que chegara na Casa Legislativa o projeto corrigido, contemplando os direitos dos ACS e ACE ao Piso Nacional e a retroatividade do pagamento. Reunimos, mais uma vez, os colegas e sensibilizamos os vereadores para que buscassem alternativas a fim de que o projeto pudesse tramitar e ser levado ao plenário ainda nesta segunda-feira, assegurando o pagamento do Piso Nacional já na folha de pagamento próxima.

Sensível com a importância dessa apreciação, prontamente, a Câmara Municipal convocou uma Sessão Extraordinária para agilizar sua tramitação, logo após a Reunião Plenária Ordinária. Após receberam pareceres favoráveis pelas Comissões Permanentes, a proposta foi aprovada em plenário por unanimidade. O Projeto de Lei Complementar 09/2022, altera a redação do Inciso I do Art. 3º da Lei Complementar n.º 247, de 20 de dezembro de 2009. Na prática os Agentes Comunitários de Saúde e para os Agentes de Combate às Endemias I, não poderão ter vencimentos inferiores a 2 (dois) salários-mínimos nacionais vigentes. A Lei Complementar entra em vigor na data de sua publicação, com pagamento retroativo a 06 de maio de 2022, data da publicação da Emenda Constitucional nº 120.

Cabe ressaltar que uma das reivindicações do Simpasso não foi contemplada no Projeto de Lei aprovado hoje, que é em relação à insalubridade dos colegas que desempenham a função. Neste quesito, destacamos que iremos continuar a negociação com o Executivo, e acompanharemos a realização dos laudos feitos por uma empresa contratada para que este direito também seja atendido.

“SEJA SÓCIO DO SIMPASSO, MANTENHA TEU SINDICATO FORTALECIDO E BRIGANDO PELOS TEUS DIREITOS!”
 

Galeria de fotos

NÃO ESPERE E

Entre em contato conosco.

Edifício Ladeira
Rua Morom, 1858 -
Centro

simpasso@
yahoo.com.br

Passofundo bg
Simpasso logo branco

2022 Todos os direitos reservados. Proibida cópia total ou parcial do conteúdo deste site. Desenvolvido por Criativittá Web Studio.

Criação de Sites Passo Fundo criativittá
WhatsApp