28 de Junho
Servidor público há mais de 20 anos, advogado, professor, mestre e doutorando em Letras, Diretor do Sindicato dos Servidores Municipais de Passo Fundo e agora escritor. Esse é um pequeno resumo da biografia de Tiago Miguel Stieven, que lançou seu primeiro livro no dia 24 de junho. “O jogo ficcional entre o real e o imaginário: a guerra em A rosa do povo e Poesia liberdade" é resultado das pesquisas realizadas pelo autor no Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade de Passo Fundo e transformadas em obra literária.
A importância dela, como destaca Stieven, está justamente em trazer à tona a relevância da literatura para compreender o acontecimento histórico da Segunda Guerra Mundial. “A literatura tem a faculdade de abordar as temáticas depois que os fatos aconteceram, mas, neste caso, os poetas Carlos Drummond de Andrade e Murilo Mendes vivenciaram o momento enquanto ele ainda ocorria”, explica.
Tiago também comenta que o desejo de transformar os estudos em livro se deu pela atualidade do tema, pela reflexão que a literatura possibilita e, principalmente, pela humanização. “A obra discute a relação da literatura com a história, tornando o conhecimento mais humanizado e não apenas técnico, já que sem o elemento humano, a técnica deixa de fazer sentido. Então esse é o objetivo maior: que essa obra possa contribuir para a humanização do conhecimento”, conclui.
A Diretoria do Simpasso esteve presente no lançamento presencial do livro que aconteceu no último final de semana e parabeniza o colega pela dedicação em compartilhar seus conhecimentos. A obra pode ser encontrada na Livraria Delta ou diretamente com o autor pelo contato (54) 99954-7656.
2022 Todos os direitos reservados. Proibida cópia total ou parcial do conteúdo deste site. Desenvolvido por Criativittá Web Studio.