Notícias

20 de Junho

Servidores da Saúde em meio ao Caos

Simpasso pede providências urgentes


A área da saúde em Passo Fundo, administrada pelo Executivo Municipal vive dias de contraste. Por um lado, se vê na mídia belas exposições de obras, inaugurações, muita cor e aplausos de autoridades. Por outro, um grupo de servidores que, diariamente, se depara com a falta de estrutura para trabalhar em escalas estafantes. Nesta sexta-feira, 17/06, a diretoria do Simpasso entregou o Ofício 100/2022 à Secretária de Saúde, Cristine Pilati, e ao Gabinete do Prefeito Pedro Almeida, pedindo providências.
Uma delas é quanto ao CAIS Fragomeni, que tem recebido casos de urgência e emergência para os quais a unidade não possui estrutura compatível para o atendimento de casos mais graves, colocando em risco a saúde de pacientes que deveriam ser encaminhados para o atendimento com maior estrutura, muitas vezes correndo risco de morte. Além disso, o CAIS não possui médicos e pediatras em finais de semana e feriados, porém, em propagandas pagas o Município promove a notícia que em todos os dias é ofertado este atendimento. O fato gera um desgaste enorme e desnecessário entre os profissionais e a população que busca atendimento.
A desorganização por parte da gestão da saúde chega a provocar fatos mais graves, como o noticiado pela mídia local. Ou seja, uma servidora, enfermeira do CAIS Hípica, foi covardemente agredida por uma usuária do Sistema de Saúde que buscava a retirada de medicamentos fora do prazo determinado. A servidora registrou o fato e ficou com lesões no corpo, além de todo o impacto psicológico pelo ocorrido. O nosso Sindicato está acompanhando os desdobramentos deste caso.
Também, registra-se no Ofício a necessidade de uma melhora nas condições de trabalho no CAIS Petrópolis, que ficou conhecido na Pandemia por receber os casos de suspeita da COVID-19. Os servidores que atuam no local relatam que são cerca de 300 atendimentos diários, fato totalmente incompatível com o número de servidores que se encontram atuando, o que causa demora no atendimento e exaustão física e mental dos colegas da saúde que, muitas vezes, são cobrados e culpados pela população pela demora no atendimento.
É um relato comum entre servidores de todas as unidades de saúde do nosso município. É necessária uma reflexão urgente de tudo o que vem acontecendo e uma ação imediata. O Simpasso, insistentemente, busca a implantação da jornada de 30 horas para a enfermagem e contratação de novos profissionais, oferecendo assim melhor qualidade de vida para os servidores e melhor atendimento à população.
O Simpasso requer que medidas urgentes sejam tomadas!

 

Galeria de fotos

NÃO ESPERE E

Entre em contato conosco.

Edifício Ladeira
Rua Morom, 1858 -
Centro

simpasso@
yahoo.com.br

Passofundo bg
Simpasso logo branco

2022 Todos os direitos reservados. Proibida cópia total ou parcial do conteúdo deste site. Desenvolvido por Criativittá Web Studio.

Criação de Sites Passo Fundo criativittá
WhatsApp