Simpasso entrega ofício sobre pagamento de horas extras a servidores da Saúde
O Sindicato dos Servidores Municipais de Passo Fundo (Simpasso) entregou nesta quarta-feira, 21 de maio, um ofício ao secretário municipal de Saúde, Diego Teixeira de Farias, para que o Secretário, na prerrogativa de seu cargo, solicite ao prefeito o pagamento de horas extraordinárias a todos os profissionais da Rede Municipal de Saúde. A medida foi motivada por relatos de que os servidores têm ultrapassado a carga horária semanal devido ao horário de atendimento à população.
Ocorre que as senhas para atendimento são distribuídas até as 18h30min e, para que a comunidade não fique desassistida, os profissionais permanecem nas unidades após o término de sua jornada regular. Além disso, as campanhas de vacinação realizadas aos sábados – como ocorrerá no próximo final de semana – também exigem a atuação dos profissionais fora do horário habitual de trabalho.
O Sindicato ainda chama atenção para as dificuldades enfrentadas pelos servidores na compensação das horas extras, uma vez que a Rede Municipal de Saúde enfrenta déficit de pessoal, dificultando a liberação dos trabalhadores para descanso compensatório.
Para o presidente do Simpasso, Sandro Roberto Riffel, o pagamento das horas extraordinárias também é uma forma de valorizar a categoria da saúde, pois estes profissionais têm garantido o atendimento à população mesmo em condições adversas. “O Simpasso reconhece que já foi dado um passo importante no pagamento de horas extraordinárias, que vem ocorrendo aos servidores dos CAIS Fragomeni e Petrópolis. Mas, ainda é necessário avançar nesse quesito e contemplar todos os colegas que colocarem seu tempo à disposição, independente da unidade”, finalizou.