Notícias

29 de Junho

Simpasso participa de reunião sobre casas de acolhimento à menores

O Sindicato dos Servidores Municipais de Passo Fundo participou do encontro com as servidoras das Casas de Acolhimento

A manhã de quarta-feira (28) foi movimentada no plenário da Câmara de Vereadores. Isso porque estava em pauta o aumento preocupante de casos de agressividade por parte de adolescentes encaminhados para as casas de acolhimento contra os servidores que atuam nesses locais. O tema foi abordado depois que as próprias funcionárias denunciaram episódios de agressões físicas e verbais ocorridos dentro das unidades. O município possui dois locais que acolhem de forma provisória as crianças e adolescentes sob medida de proteção e em situação de risco pessoal e social, cujas famílias ou responsáveis se encontram temporariamente impossibilitados de cumprir sua função de cuidado e proteção.

O Sindicato dos Servidores Municipais de Passo Fundo participou do encontro com as servidoras das Casas de Acolhimento, vereadores, a juíza responsável pela Vara da Infância e Juventude da Comarca de Passo Fundo, Lisiane Marques Pires Sasso, o promotor da Infância e Adolescência de Passo Fundo, João Paulo Bittencourt Cardozo, o procurador geral do município, Adolfo de Freitas, a secretária interina da Semcas, Elenir Chapuis, e a Conselheira Tutelar, Cássia Gazola.

Na oportunidade, o vice-presidente do Simpasso, Éverson da Luz Lopes, que ocupou a mesa de autoridades, comentou que o sindicato é constantemente procurado pelas servidoras devido à falta de segurança nos locais. “Nós como sindicato e todas as servidoras, compreendemos a situação das crianças e adolescentes que estão no local, mas precisamos garantir a saúde física e mental de todos. O executivo deve oferecer condições de trabalho e segurança, e o Simpasso está aqui para exigir que isto ocorra”, explanou.

Da Luz também reforçou que após o debate houvessem encaminhamentos práticos: “que essa reunião não sirva apenas para externar o que vem ocorrendo, mas sim ter resoluções que vão trazer mais tranquilidade a todos”, concluiu o diretor sindical.

Ao final do encontro foram feitos alguns apontamentos como: a criação de um núcleo de saúde mental para ampliar o atendimento psicológico nas Casas de Acolhimento e um núcleo de encontro e capacitações permanentes da Rede; A ampliação da divulgação do programa Família Acolhedora; A oferta de atividades diárias às crianças e monitoria educacional; E a construção do Plano de Atendimento à Primeira Infância.

O Sindicato continuará buscando e solicitando do Poder Executivo, a efetivação da segurança e integridade das nossas servidoras, para que novos casos não ocorram e todos tenham seus direitos assegurados.

Galeria de fotos

NÃO ESPERE E

Entre em contato conosco.

Edifício Ladeira
Rua Morom, 1858 -
Centro

simpasso@
yahoo.com.br

Passofundo bg
Simpasso logo branco

2022 Todos os direitos reservados. Proibida cópia total ou parcial do conteúdo deste site. Desenvolvido por Criativittá Web Studio.

Criação de Sites Passo Fundo criativittá
WhatsApp