Notícias

10 de Julho

Simpasso se reúne com diretores do Ippasso para solicitar informações sobre o déficit atuarial

Na tarde desta quarta-feira (10), a diretoria do Simpasso, acompanhada da sua assessora jurídica, Paula Padilha, esteve no Instituto de Previdência Social dos Servidores Municipais de Passo Fundo, o Ippasso, para esclarecer informações com o órgão gestor da entidade. Na ocasião, foram recebidos pela presidente Franceli do Carmo, pelo Diretor Administrativo Eduardo André Lucietto e pela Diretora Financeira Cleonice Piccini Garcia.

O objetivo da reunião foi demonstrar a preocupação do Simpasso com o déficit atuarial do Ippasso (que é o desequilíbrio entre os recursos disponíveis e os valores a serem pagos de benefícios AO LONGO DO TEMPO), demonstrado nos cálculos dos últimos anos; além de averiguar como está a saúde financeira da entidade.

Conforme os gestores do Instituto de Previdência, o último cálculo atuarial realizado no exercício de 2023 e disponível no Portal Transparência, aponta um déficit de 328.238.526,83 (trezentos e vinte e oito milhões, duzentos e trinta e oito mil, quinhentos e vinte e seis reais, e oitenta e três centavos). Ainda segundo eles, o Ippasso e o seu conselho deliberativo informaram ao Poder Executivo todos os respectivos apontamentos realizados pelo atuário, ressaltando também que atualmente o Instituto encontra-se superavitário, ou seja, ainda consegue suportar o pagamento dos benefícios previdenciários pelos próximos anos.

Porém, o Simpasso destacou o fato de que nos últimos quatro anos, o Poder Executivo não realizou nenhum aporte ao Ippasso, tão pouco o majoramento da alíquota suplementar. A última lei municipal para equacionar o déficit foi a Lei 5500 de 2020 - o que mostra a falta de preocupação do prefeito Pedro Almeida com o futuro dos nossos servidores. Com relação a isso, os diretores do Ippasso relataram que em todos os anos é realizado o apontamento que demonstra a necessidade de majorar a ALÍQUOTA SUPLEMENTAR (de responsabilidade do Executivo Municipal), sendo a prefeitura devidamente notificada para tomar as medidas cabíveis.

Para uma melhor compreensão, vamos explicar como se procede alguns dos repasses para o Ippasso:

O servidor desconta para o Regime Próprio de Previdência Ippaso uma alíquota 14%; A Prefeitura repassa uma cota Patronal de alíquota de 14%; A Prefeitura repassa no atual exercício mais uma alíquota suplementar de 8.66%, de acordo com a última Lei Complementar 5500/20.

Todavia, essa alíquota suplementar deveria ser maior, o que já vem sendo apontado pelo atuário desde 2021. Mas, como destacado pelo Sindicato, o atual prefeito Pedro Almeida não considerou os apontamentos e não majorou as alíquotas suplementares nos últimos quatro anos. 

Com isso, resta a preocupação do Simpasso: se essa conta do déficit atuarial cresce cada vez mais, no futuro, quem vai pagar a contar que senhor Pedro Almeida deixou de pagar?

Galeria de fotos

NÃO ESPERE E

Entre em contato conosco.

Edifício Ladeira
Rua Morom, 1858 -
Centro

simpasso@
yahoo.com.br

Passofundo bg
Simpasso logo branco

2022 Todos os direitos reservados. Proibida cópia total ou parcial do conteúdo deste site. Desenvolvido por Criativittá Web Studio.

Criação de Sites Passo Fundo criativittá
WhatsApp