12 de Setembro
O Sindicato dos Servidores Municipais de Passo Fundo protocolou ofício junto a Administração Municipal solicitando a reconsideração do comunicado da Coordenadoria de Recursos Humanos, da Secretaria Municipal de Administração, que informou, a partir de 1º de outubro de 2025, não ser mais possível realizar a recuperação de registros de “acesso negado” nos relógios ponto.
De acordo com o comunicado da Coordenadoria, nessas situações o registro passará a ser computado como uma justificativa de ponto. A medida gerou preocupação entre os servidores, que procuraram o Sindicato para relatar o impacto da decisão.
Segundo o Simpasso, o sistema de ponto eletrônico é uma ferramenta importante para controle e segurança das informações, mas pode apresentar falhas técnicas ou interferências externas que resultam em “acesso negado”. Nesses casos, a recuperação do registro, até então permitida, garantia que o servidor não fosse prejudicado por problemas técnicos alheios à sua responsabilidade.
“O fim da recuperação de acesso negado significa, na prática, punir o servidor por falhas do sistema, equiparando a situação a uma justificativa de ponto, quando, na verdade, são de naturezas distintas”, destaca o documento. Por isso, o Sindicato solicitou a reavaliação da medida, assegurando justiça e transparência no controle da jornada dos servidores.
2022 Todos os direitos reservados. Proibida cópia total ou parcial do conteúdo deste site. Desenvolvido por Criativittá Web Studio.